Emprego e Renda

Emprego e Renda
  Clique para retornar à página inicial.

Data



 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Seguro-Desemprego






 

 

 

 

Portal MTE – Mais Emprego é um importante passo para integrar ações de emprego ao encaminhar trabalhadores requerentes do Seguro Desemprego para novas oportunidades de emprego.
 
O que muda com o Portal MTE – Mais Emprego
 
O Portal MTE – Mais Emprego traz inovação para o processo de atendimento ao trabalhador:
i)                    integra o atendimento ao trabalhador de toda a rede de agências de atendimento, sejam integrantes do SINE, da SRTE ou agências da CAIXA autorizadas,
ii)                  integra as ações de emprego, os pilares do Programa Seguro-Desemprego - solicitação do benefício associada a Intermediação de Mão de Obra e qualificação profissional,
iii)                exige o encaminhamento de requerentes do Seguro Desemprego a vagas disponiveis no SINE, caso sejam compatíveis com o perfil profissional do trabalhador,
iv)                reúne num único banco de dados as informações dos trabalhadores e vagas disponibilizadas nas agências de emprego do SINE, com amplitude nacional.
A partir de então, trabalhadores que requeiram o Seguro-Desemprego, ainda que nas agências do MTE (SRTE) ou agências da CAIXA estão, obrigatoriamente, inscritos nos processos de Intermediação de Mão de Obra das unidades do SINE. Com isso, trabalhadores requerentes ou beneficiários do Seguro-Desemprego serão convocados a participar de processo de seleção de emprego e encaminhados a vagas ofertadas pelos empregadores ao SINE.
Além disso, os trabalhadores requerentes, desempregados, ou aqueles que desejam mudar de emprego podem realizar processos de “autointermediação”, na medida em que o Portal MTE – Mais Emprego está acessível pela internet (maisemprego.mte.gov.br). Nele é possível a verificação de vagas disponíveis em outras regiões do país e a candidatura a processos de seleção.
Neste ano, o estreitamento das ações de Seguro-Desemprego e de Intermediação de Mão de Obra será aperfeiçoado ainda mais: atualmente os dados de trabalhadores requerentes de Seguro-Desemprego que se inscrevem nas unidades da SRTE ou CAIXA estão disponíveis para a Intermediação de Mão de Obra nas agências estaduais e municipais do SINE que, em cada caso, convocam trabalhadores por conta de vagas compatíveis com o perfil profissional dos trabalhadores.
Por determinação do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, esse processo de verificação de oportunidades de emprego passará a ser realizado também nas próprias unidades do MTE (SRTE) evitando que o trabalhador tenha de se deslocar ao SINE, caso seja convocado posteriormente. Com isso, o Portal MTE – Mais Emprego permitirá o encaminhamento de trabalhadores a emprego de forma imediata também na SRTE. Essas adequações estão previstas a partir do segundo semestre deste ano, facilitando, assim, a vida do trabalhador que procura emprego.
A introdução do Portal MTE – Mais Emprego é um importante aliado do trabalhador na busca por trabalho decente e com qualidade, com a completa execução do Programa Seguro-Desemprego no combate ao desemprego. Mais relevante que o benefício é a possibilidade do Portal MTE – Mais Emprego encaminhar trabalhadores para novas oportunidades de reinserção no mercado de trabalho, devidamente formalizados e com as garantias trabalhistas e previdenciárias asseguradas, entre elas, o transporte, a alimentação, férias, décimo terceiro e recolhimento do FGTS, dentre outros. Vale ainda destacar que o período em que o trabalhador está recebendo o benefício não conta para a sua futura aposentadoria, não há recolhimento de depósitos em sua conta do FGTS e que o benefício só pode ser requerido uma vez a cada 16 meses.
Com esse objetivo, o Portal Mais Emprego é, por si, uma oportunidade para o trabalhador ampliar as possibilidades de o trabalhador obter novo emprego e de ser reconduzido mais rapidamente ao mercado de trabalho. Mas a principal regra é estar pronto, apto e disposto a se reempregar.
Download do folder



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008




Contador de páginas